Cidades

Niterói tem mais de 1 mil imunizados contra Covid-19 no segundo dia

Imagem ilustrativa da imagem Niterói tem mais de 1 mil imunizados contra Covid-19 no segundo dia
|  Foto: Foto : Marcelo Tavares
Vacinação prossegue nesta quinta-feira nas unidades de saúde e nas instituições de longa permanência para idosos. Foto: Marcelo Tavares

No segundo dia da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Niterói foram vacinados 41 idosos e 985 profissionais de saúde. A quarta-feira (20) foi marcada por muita emoção. O sentimento de quem recebeu o imunizante era de alívio e gratidão.

Nesta primeira etapa, o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde inclui os profissionais de saúde e idosos em lares de longa permanência. Nas próximas etapas, assim que a cidade receber mais lotes de vacina, o público-alvo será ampliado.

O município conta com mais de 54 salas de vacina, além da imunização volante nos hospitais públicos e privados e nas instituições que abrigam os idosos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, a vacinação é uma conquista do Sistema Único de Saúde.

“Estamos muito felizes com a chegada da vacina ao município. Sempre atuamos de forma intensa no combate ao coronavírus e a vacina ratifica esse empenho. Niterói tem grande experiência em campanhas de vacinação e a cidade está preparada para imunizar sua população”, disse o secretário lembrando a importância de se manter as medidas de prevenção como uso da máscara, higienização com álcool em gel e distanciamento social.

A movimentação durante o dia foi bem intensa nas unidades de saúde. No hospital Municipal Carlos Tortelly, por exemplo, foram imunizados 250 profissionais. Uma das profissionais imunizadas foi Marilu Gonçalves, de 42 anos, coordenadora de Serviço Social. Ela é responsável pela equipe que faz o acolhimento das famílias dos pacientes com Covid-19 atendidos pelo hospital, Marilu estava emocionada após a aplicação da dose.

“A impressão que dá é que estamos recebendo uma nova certidão de nascimento, um salvo conduto. Por mais que a gente use todos os equipamentos de segurança, a gente está sempre preocupada em contrair a doença e expor as pessoas ao nosso redor. Esperamos que logo a gente volte a viver com segurança”, declarou Marilu, alertando que ainda não é momento de deixarmos de lado as medidas de proteção contra a doença.

Na Policlínica Regional Sérgio Arouca, em Santa Rosa, Carmem Regina Colonese, enfermeira há 35 anos, também recebeu o imunizante. Ela destacou o momento como histórico.

“A vacina é um marco imenso, sendo muito aguardada desde que começou a ser administrada em outros países. Foi muito emocionante receber a imunização na cidade de Niterói, principalmente para quem atuou na linha de frente desde o início da pandemia”, disse Carmem.

São Gonçalo conclui nesta sexta a distribuição de doses da CoronaVac

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo vacinou, até às 11h desta quinta-feira (21), 1.500 pessoas da área da saúde e de instituições de longa permanência de idosos (Ilpi) com a vacina CoronaVac. Ainda nesta quinta, outras unidades de saúde e Ilpis estão recebendo as doses.

A distribuição das unidades de saúde termina nesta sexta-feira (22) e a previsão é que, no fim da próxima semana, todo o público-alvo desta primeira etapa tenha recebido o imunizante. Ao todo, foram distribuídas no primeiro dia, 3,4 mil doses da vacina.

A distribuição e aplicação das vacinas estão sendo controladas através de protocolos direcionados pelo Ministério da Saúde. No momento da aplicação, os beneficiados preenchem ficha e assinam que receberam a vacina.

Toda a documentação será lançada no sistema do Ministério da Saúde, chamado de Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).

“Esta plataforma foi liberada nesta quarta-feira (20) e esse controle é muito importante para que as doses não sejam extraviadas”, disse o coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Vidal. 

Nestes primeiros dias, todos os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais e unidades de urgência e emergência serão imunizados, tanto de unidades públicas municipais e estaduais, quanto as particulares.

“Primeiro, estamos atendendo as unidades maiores e que estão na linha de frente. Depois, as distribuições seguirão para os polos, PAMs e postos de saúde. A intenção é vacinar todos os trabalhadores da saúde da cidade”, explicou Rafael.

A vacinação nas Ilpis também começou nesta quarta-feira (20). Diferente das unidades de saúde, onde as doses são deixadas e aplicadas pelos profissionais das respectivas unidades; nas Ilpis, os profissionais da Secretaria de Saúde levam a quantidade destinada a cada instituição e aplicam, retornando com as sobras no mesmo dia. Na quarta, foi feito o Abrigo Cristo Redentor, em Estrela do Norte, o maior da cidade, onde 177 doses foram aplicadas em idosos e funcionários do local.

Nesta quinta-feira (21), o Lar Samaritano, no Zé Garoto, está recebendo a visita dos funcionários da saúde. E, amanhã, será a vez do Amor ao Próximo, no Centro. Todos os outros serão feitos a partir da próxima segunda-feira (25).

São Gonçalo recebeu 13.149 doses da CoronaVac. Nesta primeira etapa, a vacinação será, exclusivamente, para os profissionais de saúde da ativa, idosos institucionalizados e moradores de residências terapêuticas, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde. Por enquanto, não haverá vacinação em postos de saúde para a população.

As vacinas para a segunda dose estão sob gerência da Secretaria de Estado de Saúde, na Coordenadoria Geral de Armazenagem (CGA), no Barreto, em Niterói, para garantir que o esquema vacinal aconteça conforme o determinado pelo fabricante, 21 dias após aplicação da primeira dose.

A vacina contra a Covid-19 é contraindicada para menores de 18 anos, gestantes, pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina e aquelas que estão contaminadas com o coronavírus ou com sintomas da doença.

< Organizadas se reúnem com diretoria do Botafogo para cobrar mudanças Tanguá zera fila de espera por atendimento em saúde mental <